Instalações e Manejo

Foto
Instalado numa área de aproximadamente 64 hectares, o Haras do Barulho pratica um manejo semi-intensivo na criação dos seus animais.

Foto
Para tanto dispõe de grandes capineiras de Tifton e Camerum, cortados e servidos nos cochos. São ao todo 50 baias dos tipos, fechada, maternidade, semi-aberta e “Gaiola”, uma criação do Haras similar às instalações de caprinos, com um estrado de madeira como piso auto-limpante, onde a urina e as fezes naturalmente escorrem entre as frestas, gerando economia com a cama, formada apenas de capim.

Foto
O Haras também conta com 20 piquetes, 3 pistas de treinamento, 1 pista de apresentação iluminada, redondel, farmácia e uma clínica veterinária para o manejo reprodutivo e sanitário. Além da atual estrutura, estão sendo construídos uma piscina para treinamento e um Tattersal para realização dos próximos eventos.

Foto
O controle reprodutivo está sob a responsabilidade da Drª Vera Lúcia Brito, onde na última estação de monta foram produzidos 48 embriões confirmados e 29 prenhezes naturais, com apenas uma perda de um potro recém nascido. Já o aprimoramento atlético e podológico, focado em animais de exposição, fica sob a gestão do Dr Ricardo Midão.

Foto
A dedicação, o carinho e o capricho da equipe de peões e tratadores, comandada por Mazinho, David, Wallace, Dudu e Buiú na preparação dos animais, sempre foi baseada em princípios da doma racional, os quais fazem a diferença na apresentação dos animais montados ou puxados.
Foto