Direcionamento Genético

Cláudio Cunha sempre deu preferência aos animais com pelagem diferenciada. Foi assim que conheceu Ivanhoé do Chaparral, um garanhão de pelagem pampa de tordilho que impressionava por seu andamento marchado muito cômodo e avante e sua expressão racial, com sangue Passatempo, filho da égua pampa de rosilha Soraya das Arábias com o campeoníssimo Ousado de Passatempo.

A aquisição do Garanhão Ivanhoé, em 1997, foi a realização de um sonho antigo e dois anos após sua chegada, os potros foram nascendo. Dentre eles uma potra chamava a atenção, era uma filha de Ivanhoé com Egípcia do Comandante, sangue de AH Argumento, e que pela beleza recebeu o nome de Figura do Barulho.


Foto
Ivanhoé do Pantaleão

Foto
Figura do Barulho

Foto
Estalo do Pantaleão

Figura teve uma campanha de pista impecável, ganhando tudo o que disputava em andamento e morfologia nas categorias Campolina Pampa, chegando ao título de Grande Campeã Nacional Jovem da Raça Campolina Pampa em 2000 e Campeã Nacional Égua Sênior Campolina Pampa em 2001, ambas em Barbacena, onde junto dos irmãos Comandante, Mascarado, Top Model e Bazuca do Barulho fez com que o Haras do Barulho conquistasse os títulos de Melhor Expositor e Melhor Criador Nacional Campolina Pampa em 2000 e 2001.

Em 2004, Ivanhoé do Chaparral faleceu depois uma cólica fulminante, após ter gerado 151 filhos registrados na ABCCC e ter deixado no, Haras do Barulho filhos consagrados em pistas como Índio e Don Juan, Figura, Top Model, Faceira, Dondoca, Benfica, Griffe e Gravura do Barulho e Don Juan do Barulho e que formaram a base genética do plantel do Haras do Barulho.

Durante a procura de um novo garanhão, conhecemos Estalo do Pantaleão, um pampa de preto com sangue de Licor do Angelim, com um andamento marchado excepcional. “Além de suas qualidades zootécnicas, a história de Estalo e seus filhos gerados permitiram que não tivéssemos dúvidas em relação à sua escolha, pois ele fora o cavalo que o saudoso Márcio Andrade escolhera ainda potro para servir o plantel das éguas Passatempo, linhagem pilar da raça.


Foto
Dinamite do Barulho

Foto
Gang do Barulho

Foto
Galáxia do Barulho

Em paralelo, a principal égua, Figura do Barulho, que ao descobrirmos que era homozigota para a pelagem pampa, começou a ser acasalada com garanhões consagrados de pelagem sólida gerando animais ainda mais evoluídos geneticamente com destaque para Dinamite do Barulho filha com OP de Santa Rita, Gang e Frevo do Barulho com Geodo do Oratório, Galáxia do Barulho com Garol do Angelim, Iluminada do Barulho com de Hino do Casseribu e Ivanhoé do Barulho com Don Juan do Barulho, todos com títulos nacionais.


Foto
Iluminada do Barulho

Foto
Ivonhé do Barulho

Essa estratégia e investimento em genética fez com que o Haras do Barulho desse um salto de qualidade e beleza, fazendo-o conquistar por mais três vezes os títulos de Melhor Expositor e Melhor Criador Nacional Campolina Pampa em 2004, 2006 e 2008.

Mas o melhor ainda estava por vir, e do encontro iluminado de Estalo do Pantaleão com Figura do Barulho nasceram os 2 homozigotos, Gavião do Barulho, hoje o principal garanhão da Raça Campolina, e sua irmã própria Granada do Barulho, mãe de Kripton do Barulho, Grande Campeão Nacional Jovem da Raça 2010 e Reservado Campeão Nacional Potro Graduado Convencional 2011.


Foto

E assim, as 2 primeiras gerações dos filhos de Gavião e Granada do Barulho foram os principais animais responsáveis por mais dois títulos de Melhor Criador e Melhor Expositor Nacional Campolina Pampa em 2009 e 2010 ao Haras do Barulho. Atualmente, o Haras do Barulho não tem medo de ser ousado nos cruzamentos, pois continua investindo nas melhores éguas e embriões do mais puro sangue Campolina, filhas de Desacato da Maravilha, OP de Santa Rita, Iluminado de Alfenas e Geodo do Oratório, para continuar servindo Gavião do Barulho. Em paralelo, as primeiras filhas de Gavião vão começar as ser cobertas por Kripton do Barulho, a mais nova aposta do Haras do Barulho, que vem a ser filho de Miraí de Cassorotiba e neto de Gas Dengoso, o garanhão mais importante na história da raça Campolina.


Foto
Granada do Barulho

Foto
Kripton do Barulho

Atualmente o Haras do Barulho está apostando no jovem garanhão Gavião do Barulho em 80% dos cruzamentos para a evolução do Campolina Pampa. Após se tornar Campeão Nacional de Marcha e de Raça, comprovando suas qualidades zootécnicas, Gavião está cobrindo éguas do mais puro sangue Campolina e de morfologia superior, principalmente filhas de Desacato da Maravilha, além de Pintura do Oratório, Harmonia das Flores e embriões das principais doadoras da raça como Hadija de São Judas e Galla TOP. Nos produtos, Gavião vem imprimindo um andamento excepcional, com ótima caracterização racial e com a certeza da pelagem pampa. Prova disso é que em sua primeira geração de filhos, Gavião já fez um Campeão Nacional - Kalypso do Barulho.

O plantel do Haras do Barulho hoje é formada por mais de 300 animais divididos em reprodutores, matrizes, potros, potras e castrados de sela, com média de 60 nascimentos anuais.

Resultados do Haras do Barulho na XXI Semana Nacional do Cavalo Campolina